segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como surgiu a lenda do Vampiro?

     O mito dos vampiros está cada vez mais atual. As lendas sobre essas criaturas povoam o imaginário das pessoas desde tempos muito remotos.Alguns dizem que existiram casos de ocorrências vampirícas que datam de a.C ,mas as informações mais difundidas marcam o surgimento desses seres por volta do séc. XIX na Europa.
"Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, possivelmente em tempos tão recuados como a pré-história, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria coletiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo." http://pt.wikipedia.org/wiki/Vampiro
     Com o passar dos anos os vampiros ganharam novas feições.O sucesso dos Filmes da Saga Crepúsculo e outros como True Blood e Vampire Diaries mostram vampiros sedutores, apaixonados, lânguidos e bonitos,diferentemente do vampiro original que era medonho,muitas das vezes caracterizado com corpos em putrefação cuja aparência horripilante causava pavor nas pessoas.Descritos como mortos-vivos que depois de se alimentarem de sangue humano voltavam voando para seus caixões ou tumbas na forma de morcegos antes do amanhecer,além de não possuírem sombra e nem reflexo no espelho, terem medo de alho,água benta e morrerem apenas com uma estaca de madeira cravada no peito.
     O primeiro vampiro do cinema foi Nosferatu (1922),cuja produção jurássica (cinema mudo) foi dirigida por Friedrich Wilhelm Murnau, um dos principais cineastas do chamado expressionismo alemão.No filme,Nosferatu é um vampiro esquelético, feioso e com orelhas pontudas.
     Sabemos que hoje em dia não se faz mais vampiros como antigamente...a começar pelos dentes, que mais se assemelhavam aos de rato e foram substituídos pelas "charmosas" presas que conhecemos,assim como as características do mito inicial foram sendo desconstruídas com o passar dos tempos.
     De qualquer forma, o fantástico sempre causou curiosidade e muitos como nós da FAMÍLIA_BLOOD somos fascinados por histórias de vampiros e todo o imaginário despertado por elas.
   A obra da literatura vampírica que se estabeleceu como um marco dentre as demais do gênero foi escrita por John Polidori e se intitula "The Vampire",nessa obra foi criado o estereótipo do vampiro sofisticado e carismático do séc. XIX. Sendo fonte de inspiração para muitas outras,assim como o Drácula de Bram Stoker que se configura na "bíblia vampírica" da geração moderna.
     O folclore que gira em torno dos vampiros pode causar repulsa em muitos e excitação em outros,mas o fato é que não dá para ficar indiferente a essas histórias e inegavelmente o vampiro é a figura que mais se destacou no gênero do terror e ainda possui grande notoriedade ainda que suas características originais tenham sido modificadas em detrimento dos poderes incríveis e do apelo fetichista a que lhe foram atribuídos.

Por Akasha_Blood

   

    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você comenta,merece até uma mordidinha!